30/07/2019 às 21h58min - Atualizada em 30/07/2019 às 21h58min

Saiba as vantagens e desvantagens da Planta que vem dividindo opiniões sobre seu cultivo.

A Prefeitura Municipal de Bom Jesus está fazendo a substituição de árvores da espécie Nim por plantas da região.

Elizabeth Zanon
       Possui crescimento relativamente rápido, fornecendo sombra com poucos meses após o plantio. O crescimento rápido, a copa vistosa e o perfume de suas flores têm convencido cada vez mais os moradores a plantarem o nim em suas calçadas.
 
O Nim  tem muitos benefícios: sua madeira, prima do mogno, é resistente  e imune a cupins e sua semente, casca e folhas podem ser utilizadas na fabricação de utensílios, pesticidas, repelentes, fármacos (de função terapêutica), cosméticos, além da vantagem de sua cultura ser considerada de baixo custo.
 
 Por outro lado um dos principais problemas causados pelo nim é o efeito de seu principal princípio ativo: a Azadiractina que é uma substância comprovadamente inseticida.
Possui ainda efeitos sobre a reprodução de insetos nativos, inibindo sua a reprodução.
A dizimação das abelhas é a maior preocupação na região do Vale do Gurguéia, por isso a Secretaria Municipal de Agricultura está fazendo a  substituição de árvores da espécie nim por Ipês, em Praças e vias  públicas da cidade.
 
  
O que poucos sabem, é que o nim, somente pelo fato de não ser uma espécie nativa do Brasil e muito menos do Cerrado, já representa uma ameaça.
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »