22/08/2019 às 22h23min - Atualizada em 22/08/2019 às 22h23min

“Insetos alimentícios” é tema de mesa redonda do II Congresso de Entomologia do Piauí

A atividade contou com a participação de especialistas na área que realizaram palestras sobre “Uso de insetos na alimentação animal” e “Gastronomia sustentável

Elizabeth Zanon
As atividades do II Congresso de Entomologia do Piauí -  “Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade” encerram dia 21/08 . A atividade contou com a participação de especialistas na área que realizaram palestras sobre “Uso de insetos na alimentação animal” e “Gastronomia sustentável: insetos alimentícios contribuintes essenciais para a vida no Planeta Terra”, por exemplo.

“Tem uma demanda crescente agora por alimentos, especialmente alimentos de origem animal, que são uma dessas fontes de proteínas. O tema é atual e desperta interesse”, explica Janaína Kimpara que é pesquisadora na Embrapa Meio Norte e trabalha na área de apicultura.

 Luciana Silva,  professora da Universidade Federal Piauí (UFPI) Campus Bom Jesus explicou que a temática da palestra sobre insetos alimentícios é um experimento inicial que está em desenvolvimento no campus em parceria com os professores do curso de Zootecnia.
“O objetivo das pesquisas que iniciamos é desenvolver uma dieta de baixo custo que viabilize a produção maçal de tenebrio. Assim, é possível utilizar as larvas na incorporação da ração para alimentar frangos de corte”, esclarece.
 
A estudante de licenciatura em Ciências Biológicas, no Instituto Federal do Piauí (IFPI), Gabriela Ferri é participante do evento. Ela expôs sua fotografia da Uruçu-amarela, Melipona rufiventris, espécie de abelha nativa do Piauí que está concorrendo risco de extinção. Ela ainda enfatiza que a escolha da foto é importante para salientar a necessidade de preservação. “Ela está no livro vermelho das espécies. Precisamos conservar nossas abelhas, especialmente no atual cenário político que apoia desmatamento e devastação. Participar desse evento me ajuda a ampliar meus conhecimentos na área de Entomologia”, finaliza a estudante.
fonte: UFPI
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar
(caracteres restantes: 500)
 
Minha Bom Jesus
Grupo Fechado · 1 membro
Participar do grupo
Compartilhe fotos, memórias, e curiosidades sobre Bom Jesus. Atenção, este não é um grupo de vendas e trocas.
 
Envie a sua sugestão de pauta ou matéria
Fale conosco
Fale conosco, envie a sua sugestão de pauta ou matéria: