REPORTAGEM

Adolescente torna-se governadora do Estado por um dia
Andreia de Sousa Eugênio, 14 anos, será empoderada, simbolicamente, como governadora do Piauí.




IMAGEM ILUSTRATIVA

Como parte da campanha #MeninasOcupam, realizada dentro do movimento global “Por ser menina”, numa adesão do Estado do Piauí à causa do empoderamento das meninas e da igualdade de gênero, Andreia de Sousa Eugênio, 14 anos, estudante da comunidade Dois Irmãos, zona rural Leste de Teresina, será empoderada, simbolicamente, como governadora do Estado, na manhã desta quinta-feira (27), no Palácio de Karnak.

Trata-se de uma campanha realizada pela Plan International Brasil, uma ONG que contribui para o desenvolvimento das crianças em 71 países. No Brasil, a ONG desenvolve programas e projetos desde 1997, com o objetivo de capacitar e empoderar crianças, adolescentes e suas comunidades para que adquiram competências e habilidades que os ajude a transformar a sua realidade.

De acordo com Geyse Costa, gerente da Unidade de Programas Teresina, da Plan, a ação visa estimular o desenvolvimento de projetos e políticas públicas para impulsionar o potencial das meninas e assegurar o pleno exercício de seus direitos.  “A ideia é empoderar essas meninas para que despertem para o sonho de serem presidentes, governadoras, executivas”, destaca Geysa.

Ela ressalta que, em todo o mundo, mais de 200 meninas, de aproximadamente 50 países, participarão da iniciativa, ocupando cadeiras de presidentes, CEOs e apresentadores de TV durante um dia. “Ao ocupar estes espaços, onde raramente são vistas e ouvidas, as meninas chamam a atenção de governos para derrubar as barreiras que afetam milhões de meninas em todo o mundo”.

Desde o início do mês de outubro, algumas meninas vêm ocupando vários cargos como gerente da Unidade de Programas da Plan em Teresina, coordenadora Estadual de Políticas Públicas para Mulheres (CEPM), secretária Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Semtcas), secretária Municipal de Esporte e Lazer (Semel), encerrando as ações do mês com a menina governadora. “A ideia é chamar a atenção das pessoas e também que essas meninas possam ser referência para as demais crianças. Assim, elas realizam o sonho de fazer parte de um processo de decisão”.




Fale conosco ou participe do nosso grupo do WhatsApp




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



REPORTAGEM  |   25/10/2019 09h47





REPORTAGEM  |   20/10/2019 16h03


REPORTAGEM  |   28/07/2019 18h35