PIAUÍ

Vacina contra Covid-19 chega no Piauí as 15H desta segunda (18)





Em suas redes sociais, o governador Wellington Dias anunciou que as vacinas já estão a caminho do Estado.
 
"As 61 mil doses da CoronaVac estão a caminho do nosso estado. Tão logo as doses cheguem ao Piauí, começaremos imediatamente a distribuição a todos os municípios. Salvar vidas é o que importa neste momento", disse. 

A vacinação está prevista até o momento para às 17h, no pátio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). A primeira pessoa a receber a vacina será a Técnica em Enfermagem Rosalina da Costa Brandão, do Hospital Getúlio Vargas, que trabalha há 13 anos para o estado e atua há 30 anos na área. Ela esteve presente na linha de frente em combate à Covid-19 no Piauí. 

De acordo com informações da repórter Solange Souza, direto do Aeroporto de Teresina, a previsão de chegada dos voos com as doses da vacina Coronavac contra a Covid-19 mudou para 15h.  “Inicialmente a previsão era que chegasse ao Piauí por volta de 11h, mas agora está previsto para 15h. Elas chegarão em dois aviões, um avião de carreira da Gol Linhas Aéreas e um avião da Força Aérea Brasileira (FAB)", afirmou

 
"Temos vacina! É um momento histórico, piauienses. É só o começo de uma caminhada que vamos vencer juntos, com a ajuda da ciência e de todos aqueles que lutaram contra a pandemia durante quase um ano no Brasil. Assim que chegar ao nosso estado iremos começar imediatamente a vacinação. Uma luta que valeu a pena e vai beneficiar todos os brasileiros!", publicou o governador no Twitter.

Os primeiros a serem vacinados nesta primeira fase serão os grupos prioritários: profissionais de saúde, pessoas idosas em abrigo e pessoas com deficiência que moram em abrigos.

A Secretaria de Estado da Saúde informou que as cerca de 60 mil doses não serão suficientes para vacinar todos os profissionais de saúde e, então, serão priorizados profissionais que estão na linha de frente de combate à Covid.

No total, apenas 34% dos profissionais de saúde devem ser vacinados com essas 60 mil doses e, com essa quantidade, os profissionais definidos como prioritários receberão as duas doses. Assim, cerca de 30 mil pessoas devem ser imunizadas.

Conforme mais doses forem enviadas ao estado, mais pessoas serão imunizadas. Ao todo, a primeira fase de imunização deve levar 45 dias, segundo previsão da Sesapi, já que somente após 15 dias da segunda dose o organismo desenvolve imunidade ao coronavírus.



Fale conosco ou participe do nosso grupo do WhatsApp




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM