PIAUÍ

Pinturas rupestres são descobertas no município de Alagoinha do Piauí




Rocha com registros pré-históricos (Foto: Prefeitura de Alagoinha)

Pinturas rupestres com estilo e alguma semelhança com as do Parque Nacional Serra da Capivara, no sudoeste do Piauí, foram encontradas no município de Alagoinha do Piauí.


A prefeitura do município produziu um vídeo sobre as descobertas com pesquisadores informando que as pinturas rupestres do povoado Rancho Neneia, na zona rural, a 30 km da área urbana de Alagoinha do Piauí, são registros artísticos e históricos da vida do homem pré-histórico americano no território piauiense.


As imagens foram registradas pelos pesquisadores Samuel Nascimento, Fransuer Alencar, Clecionarton Teixeira e Honorato Lima. O mapeamento e o estudo das pinturas rupestres nos paredões e rochas está sendo feito com apoio e assessoria da Prefeitura Municipal de Alagoinha do Piauí na administração do prefeito Jorismar Rocha.


O assessor municipal de Cultura, o poeta e escritor Samuel Nascimento, disse que serão desenvolvidos projetos que garantam cuidados e preservação do patrimônio histórico da humanidade.

 

“Nossa intenção é trabalhar projetos de pesquisa para o local, juntamente com a Prefeitura Municipal de Alagoinha, na pessoa do prefeito Jorismar Rocha, que já se manifestou atencioso a esse trabalho e é um dos primeiros gestores a se interessar pelo assunto. A Prefeitura está dando total apoio a essa iniciativa. Vamos buscar também a atenção de pesquisadores universitários das Universidades Federal do Piauí (Ufpi) e Estadual  (Uespi) e amantes da história em geral, para esses registros importantes da nossa história”, declarou Samuel Nascimento.


O historiador Honorato Lima informou que arqueólogos, pesquisadores do Crato (CE) visitaram o Rancho Neneia em junho de 2017 e foi comprovado que são pinturas de antigas civilizações. “Aqui foram encontradas pinturas rupestres anos atrás. São necessárias as intervenções junto às escolas do município e do estado do Piauí para trazer alunos e obter conhecimento”, afirmou Honorato Lima.


Clecionarton Teixeira, que é morador na região do povoado Rancho Neneia, disse que a intenção é, juntamente com demais estudiosos e entusiastas, fazer com que a sociedade e os órgãos ambientais despertem atenção para cuidar dos registros das antigas civilizações.


O estudante de História da Universidade Federal do Piauí, Fransuer Alencar, disse que existem pinturas rupestres em outras localidades de Alagoinha do  Piauí. “Não imaginava. Fiquei até chocado. Já sabemos de outras localidades que têm pinturas rupestres”, afirmou  Fransuer Alencar.

As pinturas ficam na propriedade do ex-vereador de Alagoinha do Piauí, Adão Neném.




Fale conosco ou participe do nosso grupo do WhatsApp




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



PIAUÍ  |   17/04/2021 08h15





PIAUÍ  |   16/04/2021 08h13


PIAUÍ  |   15/04/2021 14h19