GERAL

Divulgar fotos de cadáver é crime
Vilipêndio a cadáver: afinal, o que é isso?


Imagem ilustrativa

Com a finalidade de esclarecer aqueles que não possuem conhecimento técnico-jurídico e aos que nunca ouviram falar neste crime, esta matéria, de forma objetiva, visa elucidar possíveis dúvidas acerca do tema.
 
Vilipendiar significa destratar ou humilhar; tratar com desdém; fazer com que algo ou alguém se sinta desprezado ou desdenhado; menosprezar; julgar algo ou alguém por baixo; não validar as qualidades de; ofender através de palavras, gestos ou ações.
 
Muito importante citar que o vilipêndio pode ser praticado por diversos modos como, por exemplo, proferir palavrões contra o morto, atirar excrementos no cadáver, desdenhar da situação em que o corpo se encontra, praticar atos sexuais com o falecido entre outros.
 
Na manhã de hoje centenas de pessoas, em um ato de desrespeito e falta de humanidade compartilharam em grupos de WhatsApp fotos do cadáver do sr. Roque que morreu atropelado por uma caçamba. O ato de vilipendiar cadáveres ou suas cinzas, pode ser punido entre um a três anos de reclusão e pagamento de multa.

Lei nº 2.848 de 07 de dezembro de 1940.
 



Fale conosco ou participe do nosso grupo do WhatsApp




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM






GERAL  |   25/07/2021 20h36