PIAUÍ

Mais de 356 mil vacinas serão distribuídas nesta terça-feira para os municípios

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) reforça, nesta terça-feira (26), o processo de distribuição das vacinas contra a Covid-19 para todas as regiões do Piauí. Serão enviadas 356.870 vacinas para primeiras e segundas doses (D1 e D2) e dose reforço (DR). O envio será via terrestre.


Do total, são 246.870 imunizantes da Pfizer/BioNTech, sendo 81.900 para primeira dose (D1), 80.730 para atender pessoas acima de 60 anos de idade e 84.240 para a segunda dose (D2) do esquema vacinal iniciado na 35ª remessa.


Serão distribuídas também 110.000 vacinas AstraZeneca/Fiocruz para grupos prioritários de pessoas com comorbidades e com deficiência permanente que tomaram a D1 deste imunizante. Do montante, já foram distribuídas 31.615 doses para as Regionais de Teresina, Piripiri, Campo Maior, Parnaíba e Barras.


Os lotes da vacina Covid-19 que chegam ao Piauí são recebidas no aeroporto pela equipe do Centro de Distribuição Logístico da Sesapi, que armazena os imunizantes em câmaras frias. Esse time é o responsável por realizar a contagem e separação das doses de acordo com estimativas populacionais definidos pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 (PNO) e com base no quantitativo de doses disponibilizadas pelos laboratórios que fabricam os imunizantes a cada semana.


De acordo com a diretora de Atenção à Saúde, Cristiane Moura Fé, o Piauí adotou desde o início da campanha uma metodologia de distribuição das vacinas que vem dando certo.

 

“Como recebemos vacinas duas, três vezes na semana, juntamos os lotes e enviamos para o interior em uma única remessa semanal”_ declara.



Segundo ela, isso facilita a programação dos municípios, que são responsáveis por pegar os imunizantes nas Regionais de Saúde instaladas nos municípios polos.


Fale conosco ou participe do nosso grupo do WhatsApp




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM






PIAUÍ  |   06/12/2021 09h40