BOM JESUS

Bom Jesus: Prefeitura realiza 1° Encontro em alusão ao Dia Municipal da Fibromialgia
Na ocasião foram entregues as primeiras carteiras de identificação do fibromiálgico, emitidas pelo poder executivo Municipal de Bom Jesus.

Na manhã de hoje (12), a Prefeitura de Bom Jesus em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na Câmara Municipal, o 1° Encontro Municipal em alusão ao Dia da Fibromialgia.


Na ocasião foram entregues as primeiras carteiras de identificação do fibromiálgico, emitidas pelo poder executivo Municipal de Bom Jesus.


O que é fibromialgia?


A síndrome da fibromialgia (FM) é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Junto com a dor, a fibromialgia cursa com sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais.


Sintomas


O sintoma mais importante da fibromialgia é a dor difusa pelo corpo. Habitualmente, o paciente tem dificuldade de definir quando começou a dor, se ela começou de maneira localizada que depois se generalizou ou que já começou no corpo todo. O paciente sente mais dor no final do dia, mas pode haver também pela manhã. A dor é sentida "nos ossos" ou "na carne" ou ao redor das articulações.


Lei N° 001/2021


O Projeto de Lei N°001/2021 de autoria do vereador Cristiano Miranda, foi sancionado pelo prefeito de Bom Jesus, Nestor Elvas, no dia 25/04. O Projeto de Lei garante vários direitos às pessoas portadoras dessa síndrome.


De acordo com a nova Lei, ficam as empresas públicas, empresas concessionárias de serviços públicos e empresas privadas, obrigadas a dispensar, durante todo horário de expediente, atendimento preferencial as pessoas com Fibromialgia.


As empresas comerciais que recebem pagamentos de contas e bancos deverão incluir as pessoas com fibromialgia nas filas já destinadas aos deficientes e será permitido aos Fibromialgiáligicos estacionar em vagas já destinadas aos deficientes.


Solenidade


Fizeram-se presentes no evento, o Prefeito, Nestor Elvas, Vereadores da Câmara Municipal, dentre eles o presidente, Odair José, a Secretária de Assistência Social, Solimar Pinheiro e Secretário de Saúde, Keppler Miranda, dentre outros representantes políticos e econômicos, estiveram na ação prestigiando o evento algumas pessoas portadoras da síndrome.


Em sua fala, Nestor Elvas parabenizou o Vereador Cristiano Miranda pelo Projeto de Lei, e o importante evento realizado entre a prefeitura e as secretarias municipais do município.

 

"Quero aqui parabenizar o Vereador Cristiano Miranda, pelo brilhante Projeto de Lei e agradecer a todos organizadores desse evento incrível e tão importante para os nossos munícipes que são portadores dessa síndrome ou que tem em sua família um ente querido portador da mesma, estou muito feliz por temos conseguido sancionar essa lei que irá ajudar e garantir o direito de tantos bonjesuenses"




Galeria de Fotos:



Fale conosco ou participe do nosso grupo do WhatsApp




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



BOM JESUS  |   18/05/2022 11h20

Bom Jesus - PI
 




BOM JESUS  |   18/05/2022 08h08

Bom Jesus - PI
 

BOM JESUS  |   17/05/2022 15h00

Bom Jesus - PI